Feira Feita               Histórias               Feito em Lisboa





Feira Feita é um meio de divulgação de artesãos-autores com produção em Lisboa, bem como dos locais onde se pode fazer.





A Feira Feita junta artesãos-autores cuja produção é feita exclusivamente em Lisboa. Este conceito pretende não só apoiar quem produz e marcar uma posição clara quanto àquilo que implica manter a produção dentro dos limites da cidade, mas também valorizar a importância de preservar os ofícios e o saber-fazer dentro da malha urbana. Apoiar e divulgar quem faz e ainda permitir fazer, não só enriquece a produção local como contribui para uma sociedade mais informada e consciente. Nesse sentido a Feira Feita dá também a conhecer locais onde se pode fazer e aprender um ofício, sempre em Lisboa.
Em 2018 a Câmara Municipal de Lisboa em conjunto com a Fica oficina criativa organizam, nos dias 21 e 22 de Abril, a 1ª edição da Feira Feita. A 2ª edição realizou-se logo em Outubro do mesmo ano, nos dias 20 e 21, e a 3ª edição a 14 e 15 de Setembro de 2019. Todas as edições tiveram lugar no Mercado de Santa Clara.

Desde aí já passaram pela Feira Feita cerca de 50 artesãos-autores e 13 Locais onde se pode fazer em Lisboa. De cerâmica, marcenaria, impressão manual, tapeçaria, encadernação ou costura, estas foram muitas das técnicas que estiveram representadas.

Desta vez, devido às circunstâncias actuais, a Feira Feita é online. Mantém-se o conceito, mas torna-se a divulgação mais ampla não só em termos temporais, com a partilha de lançamentos de novos produtos ao longo do ano, angariação de novos artesãos e dando a conhecer as suas histórias através de entrevistas mensais. O destaque será o concelho de Lisboa, mas a plataforma também está aberta à Grande Lisboa (Lisboa, Amadora, Cascais, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira).

Esta 4ª edição não pretende ser uma feira digital mas sim uma rede de divulgação de quem faz e onde se pode fazer em Lisboa.