Feira Feita é um meio de divulgação de artesãos-autores com produção em Lisboa, bem como dos locais onde se pode fazer.





A Feira Feita junta artesãos-autores cuja produção é feita exclusivamente em Lisboa. Este conceito pretende não só apoiar quem produz e marcar uma posição clara quanto àquilo que implica manter a produção dentro dos limites da cidade, mas também valorizar a importância de preservar os ofícios e o saber-fazer dentro da malha urbana. Apoiar e divulgar quem faz e ainda permitir fazer, não só enriquece a produção local como contribui para uma sociedade mais informada e consciente. Nesse sentido a Feira Feita dá também a conhecer locais onde se pode fazer e aprender um ofício, sempre em Lisboa.
Em 2018 a Câmara Municipal de Lisboa em conjunto com a Fica oficina criativa organizam, nos dias 21 e 22 de Abril, a 1ª edição da Feira Feita. A 2ª edição realizou-se logo em Outubro do mesmo ano, nos dias 20 e 21, e a 3ª edição a 14 e 15 de Setembro de 2019. Todas as edições tiveram lugar no Mercado de Santa Clara.

De 2020 a 2022, por causa da pandemia, a FEIRA FEITA teve de se adaptar e criou um espaço de partilha online.

Manteve-se o conceito, mas a divulgação tornou-se mais ampla, não só em termos temporais, como com a partilha de lançamentos de novos produtos ao longo do ano, angariação de novos artesãos e partilha de histórias através de entrevistas mensais. A plataforma também se abriu à Grande Lisboa (Lisboa, Amadora, Cascais, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira).

Em março de 2023 a FEIRA FEITA conseguiu realizar a sua 4.ª edição presencial, a primeira desde a pandemia, desta vez no Mercado de Arroios.

Desde a sua criação já passaram pela FEIRA FEITA cerca de 80+ artesãos-autores e 13 Locais onde se pode fazer algum tipo de manualidade em Lisboa. Cerâmica, marcenaria, impressão manual, tapeçaria, encadernação ou costura, estas foram algumas das técnicas que estiveram representadas e regressam todas as edições.


Em 2020, devido às circunstâncias, a Feira Feita teve que ser online. Mantendo o conceito, mas tornando-se a divulgação mais ampla não só em termos temporais. Partilhando os lançamentos de novos produtos ao longo do ano, angariando novos artesãos e dando a conhecer as suas histórias através de entrevistas. O destaque é o concelho de Lisboa, mas a plataforma também está aberta à Grande Lisboa (Lisboa, Amadora, Cascais, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra, Vila Franca de Xira).

A edição online não pretende ser uma feira digital mas sim uma rede de divulgação de quem faz e onde se pode fazer em Lisboa.