Ricardo Leal ︎Marcenaria
︎Arroios, Lisboa
Formado em Arquitectura (FAUP, 2010) Ricardo Leal desenvolve um projecto de marcenaria desde 2017 após ter frequentado o curso de Artes e Ofícios da madeira da Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva (2015/217). Especializado em marcenaria com componente em talha e embutidos, tem feito desenho e construção de peças originais. Colabora também em projectos de design como a criação de um objecto para a Fundação Calouste Gulbenkian em Colaboração com Silvadesigners e Sílvio Teixeira. O respeito pelo material e a responsabilidade ambiental estão presentes ao longo de todo o processo de criação – reciclando, transformando e evitando ao máximo o desperdício. O conhecimento da tecnologia da madeira, aliado a um desenho cuidado, permite adaptar a escolha do material à função da peça, das várias essências naturais aos seus derivados.
︎
Produtos
Sem título
Marcenaria; Madeira de Castanho e Sapeli; 325 x 238 x 350 mm
Descrição: Este pequeno móvel de conter foi construído utilizando malhetes de cauda de andorinha de pestana e escondidos. A parte da frente dos painéis foi chanfrada. As pernas são feitas de madeira de sapeli criando um contraste com o corpo.
Cabide
Marcenaria; Contraplacado de Bétula e Madeira de Faia; 1000 x 100 x 120 mm.
Cabide em contraplacado de bétula com cavilha de faia. A assemblagem da prateleira é reforçada por uma talisca, tornando-a suficientemente robusta para suportar vários artigos.
Friso
Marcenaria; Contraplacado de Bétula; 1000 x 100 x 120 mm; Um nageshi (長押) é uma viga de conexão entre pilares utilizada em edifícios de estilo japonês, presa a partir do exterior dos pilares como reforço da estrutura. Perdeu a sua função estrutural à medida que o material utilizado nas casas se tornava mais delgado acabando por se tornar num friso horizontal instalado numa parede de forma a permitir a suspensão de cabides e/ou ganchos.
︎ Comprar
créditos: Ricardo Leal
Todos os produtos são vendidos directamente pelo autor/marca. Os produtos apresentados podem ser alterados sem aviso prévio e encontram-se sujeitos a rutura de stock.