Feira Feita               Histórias               Feito em Lisboa
︎︎︎ voltar 


Torcer Ideias ︎Tecelagem Manual




Torcer Ideias - projetos em tecelagem artesanal, nasceu em janeiro de 2013 pela mão de Etelberta Oliveira, sonho que guardava desde a década de 90. Estudou na escola de Artes Decorativas António Arroio na década de 70 e aí completou o curso geral e levou a cabo os complementares em Artes Gráficas e em Equipamento e Decoração. O primeiro contacto com o ofício da Tecelagem dá-se nos anos 90 com a participação numa oficina do Museu do Traje. Em 2009 iniciou a sua aprendizagem na Ofícina de tecelagem e tapeçaria do Museu de Etnologia.
Em 2014 o projeto vê a sua Unidade Produtiva Artesanal reconhecida pelo Cearte e Etelberta o seu saber certificado pela Carta de Artesão. O projeto ganhou dinâmica e iniciou a sua trajetória pelos Mercados (loja/oficina no Mercado Alfacinha e sábados no Mercado da Ribeira - Time Out Market) seguindo-se as feiras e lojas de artesanato da capital, mantendo sempre como imagem de marca o trabalho ao vivo.
Na segunda vertente, a do ensino, foi convidada a lecionar na AARL, desafio que aceitou após ter obtido o CCP. Essa ligação que se mantém até hoje culminou numa parceria com o Fablab da CML na construção de um tear protótipo em acrílico e madeira - o EtelBert. Visite em https://facebook.com/etelbert/
No início do ano de 2015, Miguel Oliveira, licenciado em estudos africanos abraça o projeto e com a sua mãe, a quatro mãos, criam uma nova abordagem aos têxteis artesanais, desenvolvendo uma tecelagem "urbana", de autor e ajudando a revitalizar uma arte que ambos não querem que caia em esquecimento.

︎ Produtos



Echarpe de teia de algodão e tramas de fitilho de algodão.
Preto sobre branco
Ambas as remissas foram criadas para a peça em questão, larguras de 0,60 e 0,40 por 2 metros mais franjas.


︎ Comprar

Peça de malha em tricot em lã e poliéster na tricotin; A trama é de algodão mercerizado em salmão e creme; A fusão de técnicas é sempre um desafio que gostamos de abraçar e que muito nos agradou no resultado final da tapeçaria.
︎ Comprar

Detalhe da écharpe de tecidos em banda, lã bordaleiro e algodão em tons de rosa; Tecido triplo executado em tear de 12 quadros, variações de sarja e tafetá.


︎ Comprar

Echarpe de Lã Bordaleiro - A manipulação das fibras e a técnica de encolhimento. Desenvolvida de forma a imprimir uma textura irregular e macia, a lã nacional é exposta a um choque térmico que lhe dá um aspeto único e irrepetível.

︎ Comprar

créditos: Torcer Ideias
Todos os produtos são vendidos directamente pelo autor/marca. Os preços apresentados são indicativos e podem ser alterados sem aviso prévio e encontram-se sempre sujeitos a rutura de stock.